A região do Vale do Ave é composta por diversas cidades e Vilas o seu relevo é constituido por Montanhas,Mar e planice, extende-se de Vila do Conde a Fafe,entre outras Trofa, Santo Tirso,Vila Nova de Famalicão, Vila das Aves, Riba d" Ave, Lordelo, Moreira de Cónegos, Guimarães,Taipas e Póvoa de Lanhoso etc.
O Vale do Ave tem muito pontos de interresse no aspecto de Monumentos entre os quais o Forte de S. João Baptista em Vila do Conde, o Convento de S.Clara na margen do rio Ave e junto á ponte que liga o Porto a Vila do Conde, a sua igreja Matriz entre outras e as suas belas praias banhadas pelo oceano Atlântico a sua gastronomia provém na sua maioria do mar, peixe sempre fresco e marisco com muita variedade.
A cidade da Trofa é uma zona básicamente onde predomina a indútria metalomecanica e a agricultura e também com algum comércio a festa religiosa da Senhora das Dores no verão é atração para muitos turistas com os seus andores grandiosos
Percorrendo o Vale do Ave de Sul para Norte entramos na cidade de Santo Tirso, cidade famosa devido á sua gastronomia os famosos pastéis Jesuítas da não menos famosa pastelaria Moura, e também o monte da Assunção com o seu Santuário da N.Snrª. da Assunção, o espaço da feira que se realiza ás segundas-feiras, estádio de futebol, a nova e moderna estação dos caminhos de ferro que incluiu uma monomental ponte rodoviária sobre o rio Ave, em Santo Tirso encontramos ainda a Escola Agricola com alunos de todo o País e de Países estrangeiros nomeadamente dos PALOP,s ,Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. O rio Ave atravessa a cidade que faz das suas margens praias fluviais, que na época de verão são muito apetecidas quer para turístas veraneantes quer para pescadores que pescam nas suas águas o que torna um local fresco e de lazer.
Andando sempre no mesmo sentido, entramos em Vila das Aves, que é situada entre dois rios o Ave e o Vizela, é uma Vila com muita industria têxtil no passado recente, muita agricultura, comércio e desporto etc. o Clube Despotivo das Aves é o mais representativo do concelho de Santo Tirso do qual faz parte a Vila Das Aves. A Vila possui para além do já dito, várias escolas do 1º. ciclo, escola do 2º. ciclo, do 3º.ciclo e escola do ensino secundário. Tem ainda o Lar da Tranquilidade para os idosos, pavilhão gimnodesportivo pertença do C.D. Aves, 9 dependências bancárias, correios, centro de saúde,GNR,2 conventos de Freiras; Clarissas e o da Visitação, 3 igrejas a matriz a de Sobrado e a de Sense, museu de arte sacra, 2 piscinas públicas, bombeiros, centro cultural,restauração diversificada, termas de água sulfurosa desativada (amieiro galego) que fazem bem á saude, caminhos de ferro (estação) com estruturas modernas e novas, edificio com sala para projecção de cinema, cafés, bares, clinicas médicas, clinicas de Demtistas e de Clinica Geral, o espaço do mercado semanal que se realiza aos sábados, jardins, espaços verdes,grandes superfícies comerciais; pingo doce, lidle e mini preço, por cima de tudo isto a Vila das Aves é habitada por gente muito boa.
A Vila das Aves foi elevada a Vila em 04 de Abril de 1955, a sua população ultrapassa os 10.000 habitantes conforme os ultimos sensos
A seguir a Vila Das Aves em direcção a Fafe entramos na cidade berço de Portugal zona altamente urbana onde nasceu o grande País Portugal cidade essa denominada de Guimarães conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal. Visitas obrigatórias na cidade de Guimarães o Castelo, paços dos duques de bragança, o museu Alberto Pimental, o Shoping de Guimarães, o Santuário da Nossa Senhora da Penha, situado na alta montanha da Penha para acesso mais simples e rápido os visitantes tem em funcionamento o teleférico montanha com muito interesse histórico não fosse Guimarães património da humanidade decretado pela UNESCO pelo seu Centro Histórico, os jardins floridos da cidade os do toural que dão mais nas vistas, o pólo da Universidade do minho, a estação dos caminhos de ferro com novas e modernas estruturas construidas de raíz, o seu estádio de futebol totalmente remodelado para jogos do ex. Euro2004, a numismática, as suas igrejas de construção antiga e monumentais, e famoso campo de S.Mamede local onde D. Afonso Henriques travou a grande batalha de S.Mamede, as suas muralhas para defesa dos seus inimigos, o hospital central Alto Ave Senhora da Oliveira moderno em construção e em equipamentos para assistir e cuidar de doentes, a grande estação dos caminhos de ferro, as festas Gualtarianas que se realizam no verão que são atração para milhares de turistas, o campo da tourada que se realizam corridas por altura das festas, as piscinas públicas,Guimarães no passado não muito distante já teve uma delegação do Banco de Portugal, as ruas e avenidas principalmente dentro do centro histórico com Bares e pub,s que são frequentados por jovens até altas horas da madrugada, isto e muito mais torna a cidade de Guimarães motivo de grande interresse.
Indo mais para norte encontramos Fafe que é muito conhecida devido ao Rally de Portugal pela famosa classificativa da Lameirinho na serra da lameira onde ocorre muito pessoal na altura da prova. Fafe é uma zona essencialmente agricola, possui Hospital , Escolas 1º. ciclo,2ºciclo,3º. ciclo e Secundário, escola com formação de professores primário e educadoras de infancia, tem comércio e alguma mas pouca industria especialmente em eletrobombas submersíveis, é de fafe o ex. líder do PSD, (Partido Social Democrático) o Snr . Dr. Marques Mendes. Fafe é o concelho do Vale do Ave situado mais a Norte de Portugal.
Por último temos o concelho de Vila Nova de Famalicão, cidade de Camilo Castelo Branco famoso escritor do século x1x,com uma das suas obras das muitas que públicou," Amor de Perdição", tem estação dos Caminhos de ferro com saídas para Braga,Espanha e Porto, o Hospital João de Deus é considerado um dos melhores do centro do Vale do Ave, possuiu o mercado feira semanal ás quartas feiras, Famalicão é cidade Grande devido há Universidade Lusíada,tem piscinas municipais, estádio de fufebol, comércio, industria etc.
A região do Vale do Ave, nos dias de hoje está com muitas dificuldades quer económicas quer financeiras devido há inexistencia de empresas, há muita gente sem trabalho (desempregados)
Sem comentários:
Enviar um comentário